CURSO DE MONTAGEM/MANUTENÇÃO DE PC E MANUTENÇÃO AVANÇADA COM TÓPICOS A+

CURSO DE MONTAGEM/MANUTENÇÃO DE PC E MANUTENÇÃO AVANÇADA COM TÓPICOS A+

Artigos

Os Vírus e a Internet

O ambiente mais propício para a atuação e a disseminação desses dispositivos destrutivos tem sido a internet. Por este ambiente, milhões de pessoas, no mundo inteiro, estão conectadas, trocando informações on-line. E é neste ambiente que uma classe especial de vírus tem se desenvolvido: os worms. Trata-se de vírus e cavalos de Tróia que infectam os computadores de uma rede e que utilizam os sistemas de comunicação para a propagação em proporções geométricas.

Esta verdadeira praga digital tem se alastrado de forma vertiginosa, principalmente através de arquivos anexados a mensagens de e-mail, causando replicação em larga escala, a uma velocidade espantosa. Vírus famosos como o Melissa, Anna Kournikova e LoveLetter causaram bilhões de dólares de prejuízos no mundo todo, tendo afetado milhões de computadores num período de poucas horas. Além dos vírus famosos e suas variações, existem mais de 36.000 vírus conhecidos, sendo que surgem, em média, de 10 a 15 novos vírus por dia.

Uma das pragas mais recentes, o W32/Sircam-A, tem tirado o sono de muita gente. Trata-se de um worm especialmente perigoso para a segurança das informações das empresas, graças à sua capacidade de intrusão e exposição de arquivos confidenciais. O worm carrega um troiano que tem a capacidade de vasculhar o disco rígido de uma máquina infectada, acessar documentos e planilhas eletrônicas, anexá-los a mensagens de e-mail e enviá-los a qualquer usuário que esteja cadastrado na lista de endereços de e-mail da máquina atacada.

Numa pesquisa recente, o FBI (Federal Bureau of Investigation), em conjunto com o CSI (Computer Security Institute), apurou que 94% das empresas pesquisadas reportaram contágio por vírus em seus computadores durante o ano 2000, um avanço em relação aos 85% apurados na pesquisa do ano anterior. No Brasil, outra pesquisa, conduzida e publicada no ano 2000 pela Módulo Security Solutions, identificou que os vírus colocam-se em primeiro lugar dentre as maiores ameaças à segurança das informações das empresas, estando à frente de ameaças como divulgação de senhas e ataques de hackers.

Os vírus e cavalos de Tróia mais daninhos, capazes de tirar do ar o sistema de correio eletrônico e até as redes internas, estão sendo distribuídos globalmente numa velocidade avassaladora. Os fornecedores de sistemas antivírus não conseguem evitar muitos dos novos vírus, por demandarem certo espaço de tempo para a disseminação das necessárias vacinas eletrônicas. E é um fato que o e-mail vem se tornando o maior veículo para disseminação de vírus e instalação de cavalos de Tróia.